Mercado

Saúde de meu negócio e Mundo Digital

Home / Blog / Saúde de meu negócio e Mundo Digital

Muita gente comemorou o final do ano 2020 e, consequentemente, está recebendo de braços abertos o 2021.

Entendo que isto é uma característica boa e muito humana, ter esperança de que o melhor está por vir. Concordo com o espírito deste pensamento, mas dificilmente 2021 será um ano melhor que o que acabemos de fechar. O mundo tem mudado, continua mudando e vai continuar mudando. Sobre esta premissa todos temos que reinventar-nos, tanto na vida pessoal como na profissional. A mensagem mais clara e forte que resgatamos do ano 2020 é: “Temos que cuidar da saúde!” Da saúde física, da saúde mental e da saúde de nossos negócios. Outro fator/mensagem que que já tinha iniciado, mas que de fato explodiu em 2020, foi o crescimento dos modelos de negócio utilizando plataformas e ferramentas digitais.

Cada um deve escutar a seu corpo e ver a melhor forma de melhorar e cuidar a sua saúde física e mental. Alimentação, exercício e descanso são sempre os três pilares de uma boa saúde. Mas como este não é um blog médico, deixamos este quesito para os profissionais médicos.

Agora no negócio, acredito muito que o caminho para uma melhor saúde desta seja a reinvenção de algumas formas como os negócios estavam sendo levados ate agora. Muita gente já início isto no ano passado, mas precisamos dar continuidade, como falei no início: o mundo continua mudando. A forma mais simples de procurar está reinvenções é procurando sinergias já seja em material, matéria prima ou espaços que já temos nos nossos custos fixos. Por exemplo se temos um restaurante que vende saladas, que outros produtos posso entregar com as alfaces que fazem parte de minha salada? Wraps! Ou sim já temos a cozinha para atender o salão, podemos utilizar ela para fazer delivery. Este último exemplo é o que mas temos visto acontecer neste segmento, claro também impulsionado pelo lockdown decretado pelos nossos governos.

Muita desta reinvenção podem estar diretamente ligadas ao ecossistema digital, especialmente ligada ao fato de que as novas gerações, e novos consumidores, são mais digitais que nunca, poderíamos assegurar que são simplesmente digitais; consumem, pesquisam e se divertem por algum canal digital. Este fato é um desafio, especialmente para as pessoas um pouco mais experientes (falo experiente já que acredito não ser velho, mas devo confessar que quando era mais novo e via uma pessoa de 55 anos pesava: “Está velho!”). Logo quando percebemos que parte da solução está no mundo digital e sabemos que não sabemos ou não entendemos este, recorremos a um jovem na família para que nos expliquem. No geral, não sempre, este jovem explica de uma forma rápida, “simples” e superficialmente que é o mundo digital ou um componente de este; por exemplo: “O Instagram é uma mídia social onde todo mundo está ligado, ou, o Facebook é coisa de velhos”. Estas explicações confundem mais a minha geração, especialmente porque sentimos que algo está acontecendo e que para poder continuar precisamos entrar neste mundo, mas não entendemos por que, ou como funciona. Como todo na vida (tem princípios que não mudam) para poder ter sucesso precisamos ter foco, entender quais são nosso público-alvo e nossos objetivos, sabendo isto logo precisamos ver qual plataforma ou ferramenta digital atende melhor estes. Então a primeira pergunta a ser respondida para poder avaliar a reinvenção digital de nosso negócio é: qual é meu público-alvo e quais são meus objetivos. O melhor caminho digital será uma consequência desta resposta!